Artigos
07/05/2008 - DESAFRIO DE URUBICI 2006 POR CARLOS DIOGENES !!

Oi Ricardo,

Tudo bem?

Essa prova é muito legal... eu gostaria de voltar lá um dia... esse ano eu vou tentar o bertioga-maresias solo no segundo semestre .. agora, eu vou correr a maratona de POA e, talvez a maratona do Rio...

Vc já foi treinar no pico do jaraguá ? Lá é um lugar bem legal pra treinar para essas subidas...

Leva maquina fotografica .. eu me arrependi de não ter levado .. é muito bonito lá em cima...

A subida não é tão dificil, não, até porque não são 25km de subida continua ... os primeiros 10Km são planos, tem algumas pequenas subidas, mas é principalmente plano, depois disso, se prepare, pois tem 2Km de uma subidona !! Parece mais uma escada do que uma subida !!! Pior até que a subida da serra do mar (Eu corri em 2007, qdo você correu?).

Fora isso, é uma subida continua, tem alguns momentos que fica mais ingrime, outros mais planos.... se treinar bastante subida, não tem problema...

A descida é dura, a gente faz bastante força pra ir "brecando" nas descidas ... acho que isso é a pior coisa .. treina bastante descida...

Além disso, os ultimos 10Km são planos, daí, é complicado depois dos 40km, correr mais 10Km... (Ah! na ida decora as ruas por onde vc passou, pois na volta é o mesmo caminho, e em 2006 não estava muito sinalizado, e uns caras se perderam na volta..)

Abastecimento: estava muito bom - no topo, tinha sopa quente! nos outros postos tinha agua, coca, bolacha, doce, etc... era bastante bom ...Você vai correr de camelback ou de cinto de hidratação? eu corri de camelback .. eu enchi de agua, levei um chocolate, powergel, etc.. pra comer no meio do caminho, foi tranquilo...

Sobre o tempo, a gente deu sorte - a largada estava fria - uns 5- 7 graus, mas depois esquentou ... eu larguei todo coberto: luva, casaco, calça ... mas ao longo da subida o tempo foi melhorando, e fui tirando a luva, casaco, etc... Lá em cima tava bem frio, ventando bastante, mas só passei frio por um tempo, e a medida que vai descendo o tempo vai esquentando de novo...No final da prova tava uns 20 e poucos graus ... 5 dias depois, nevou lá, hehehe..

Onde vc vai ficar hospedado? O hotel da organização é bom, mas fica a uns 1,5km da largada (Se a largada for ainda na frente do ginasio) daí, tem o problema de ir de manhã andar até a largada ... por outro lado, a chegada é em frente ao hotel, daí, é mais facil na chegada, e ir direto pro quarto..

Eu fiquei numa pousada - Girassol - que fica em frente ao ginasio .. foi super pratico na largada, mas foi ruim na chegada, hehehe.. custou uns 70 reais o quarto para 2 pessoas..

Aí embaixo está um email que eu escrevi sobre a prova num forum... Acompanhe:

Pessoal, Acabei de chegar em São Paulo !!!

Foi muito, muito e muito legal!!!

Bom, mas só pra ir adiantando: Eu completei a prova em 6h01m38s, fiquei no geral em 44o lugar .... e para a minha surpresa na festa de premiação é que eu peguei o 2o lugar na categoria !!! uhuu !! Muito legal! ganhei o meu primeiro trofeu ! Subi no podium com a camiseta da NT e tudo !!

Sobre a prova, percurso propriamente dito, é dificil, mas não é tão absurdo assim !!

Primeiro que a prova não começa com subida direto, os primeiros 10Km são meio planos, tem só um pouquinho de subida, tanto que eu passei os 10km com 56 minutos, mas daí passa pela primeira hiper-mega-subidona !!! os kilometros 11 e 12km eu demorei 25 minutos !!! imaginem uma escadaria de 2Km feita de pedras irregulares e lama era assim... o meu tenis branco ficou marrom !!

Depois a gente passava por estradinhas de terra, tinha umas descidinhas no meio que ajudava a aliviar, mas nada tão muito absurdo, daí dos 16Km (estava em 40. lugar) até o 25Km era no asfalto, com bastante subidas, algumas ingrimes outras nem tanto, e algumas retas e umas descidinhas... deu pra correr um pouco, mas caminhei bastante também...

Eu passei os 20Km com 2hs22´... enquanto eu tava na subida, lá pelo 22-23Km, eu cruzei com o Marinho em 2o lugar, o Eber tava correndo em 5o lugar ! O Eber correu muito !

Eu cheguei ao topo nos 25km com 3h04 mais ou menos (5Km em 42 minutos !!) estava em 44. lugar, lá no morro da igreja tava frio, venta muito lá em cima !!! Eu tomei sopinha, comi banana, bebi coca, até olhei um pouco a paisagem !!

Lá pelo 27Km eu encontrei o Toinho subindo, a gente parou tirou algumas fotos, e cada um foi no seu ritmo...

Daí foi bom, deu pra descer correndo bastante coisas, mas as pernas começavam a falhar nas retas, e nas subidinhas que tinha!

Nos 30Km eu comecei de deixar de ter como meta "completar a prova" e passei a focar em "chegar abaixo de 6h" fiquei fazendo um monte de contas na cabeça ... para completar em 6hs, eu "dividi" a corrida em 10 partes de 5km onde eu deveria correr cada uma em 36 minutos... em condições normais é fácil... mas não em Urubici !!

Nos 35Km 4hs10´ voltamos para a terra, a gente tava descendo, mas não parecia, hehehe... era meio plano, meio descida... dificil de correr... eu havia esquecido de encher o camel back de agua, e tava um calorzinho chato... minha boca começou a ficar seca. Nos 40km-41km eu ainda tava bem, dada a situação, começou uma descida, cheia de pedras soltas, dava medo de descer correndo, mas até que eu corri um pouquinho!

Passei os 42km com 5h07 daí começou a mesma reta que tinha tido no inicio... eu encontrei um cara e uma menina -eles estavam acabados... fomos os 3 conversando, pensando na meta das 6h !!! Mas ninguém conseguia correr direito - iamos correndo e andando !

Os 45Km chegaram com 5h25 (1 minutos acima das 6h!) mas incrivel como o corpo não cooperava... corria 300 metros o coração já disparava!! Depois eu me toquei que fazia uns 15km que não comia nada, nem power gel !!!

Lá pelos 47km (5h38) a gente sai da terra e entra no asfalto na cidade.... depois de umas curvinhas, a gente chega na avenida principal - é uma avenidona imensa.... daí a menina q eu tinha encontrado já tinha ficado pra trás - só tava eu e o cara.... quando a gente passou pelo ginasio municipal (5h51), o local da largada percebi que faltava 1,5km pra chegada... resolvi abaixar a cabeça e dar o "sprint" ... deixei o cara pra trás e fui indo devagarinho, mas tentando não andar mais... alcancei um senhor que eu tinha visto ele no inicio da corrida, passei ele e fui indo, como era longe o hotel!!

Tentei acelerar, mas não dava... cruzei a linha de chegada com 6h01m38!!

Daí encontrei o Eber, o Daniel um cara de blumenau que ficou na pousada com a gente e que chegou em 5. lugar ... a organização tinha feito um lanche pra gente, com coca, pão, laranja, eu tentei comer o maximo q dava, mas toda hora tinha que ficar levantando pra ir pegandos as coisas... as pernas estavam pessimas!!

Mas depois voltei pra pousada, tomei um banho, descansei, comi mais ainda ... as pernas estavam assadas, mas não estava tão ruim como eu imaginei... O frio não foi tão forte como imaginava... até o organizador se desculpou (hehehe) não foi desafrio, foi só desafio! depois da prova eu até fiquei de bermuda!

Texto enviado pelo atleta Carlos Diogenes amigo do atleta Ricardo Nishizaki

Vídeos

15/11/2013 - BRIEF MARATONA MIZUNO UPHILL
12/11/2013 - TRILHA x ASFALTO
20/05/2013 - COMPLEMENTOS DA CORRIDA: NATAÇÃO
27/04/2013 - DESAFIO COACHES PHARMATON 2013
15/05/2013 - DESAFIO PHARMATON 2012

Apoios


Atenção Atletas !!

Momentos 2016

  

Roma Comunicação