Artigos
01/08/2005 - MEIAS DE LIMA E BOGOTÁ: DESBRAVANDO A AMÉRICA DO SUL !!

Fazer turismo... adquirir cultura... conhecer pessoas... esses três itens, são os meus objetivos quando participo de alguma competição, principalmente fora do país. E foi justamente isso que busquei durante o mês de Julho dentro do meu continente...

O meu primeiro alvo, foi a “Meia Maratona de Lima”, realizada no dia 17 de Julho. Essa prova, é a mais antiga da América do Sul (esse ano foi a 96a edição), fazendo parte do calendário de festividades dentro do mês de independência peruana. Porém, apesar de ser a mais antiga, ela não evoluiu quase que em nada... com uma organização feita pela Prefeitura da cidade, sem praticamente nenhum investimento privado, a prova abrangeu um pouco mais de 1.000 participantes. O kit continha uma camiseta e medalha bem simples e a própria população da cidade em geral, não estava informada sobre a competição.

A largada foi na “Plaza San Martin”, passando pelos bairros de: Breña, San Isidro, Miraflores, Barranco e Chorrillos chegando na Avenida Castilla. A topografia foi praticamente toda plana, tendo a umidade como principal dificuldade (parece que você respira água !!). A cada 5Km, havia postos de abastecimento bem simples com água e um isotônico local.

Fechei a prova em 1h27´37”, chegando entre os 80 primeiros.

Depois da corrida, aproveitei para saborear um pouco da “gastronomia limenha”. Dentre os pratos e bebidas típicas, estão: Ceviche, Pisco, Picarones e Paipa a la Huancaina.

Lima possui algumas boas opções turísticas. Dentre elas, podemos citar: As Feiras Artesanais, o Centro Histórico, o Bairro de Miraflores, a Ponte dos Suspiros, a Praia Central e o Cerro de San Cristobal. Porém, sem dúvida nenhuma, a principal atração turística peruana, fica a um pouco mais de 1h de avião da capital... fica em Cuzco. A antiga capital Inca, contém uma magia e energia milenar. Cuzco, atrai milhares de turistas do mundo inteiro durante todo o ano, principalmente por Machu Picchu e todos os restos arqueológicos que cercam a região e que sobreviveram aos saqueamentos espanhóis e da era moderna. Realmente essa região possui paisagens espetaculares... VALE A PENA !!

Do Peru fui para Colômbia, realizar a “Meia Maratona de Bogotá” dia 31 de Julho em sua 06a edição.

Se a Meia de Lima é a mais antiga e uma das mais “pobres” como um todo, a de Bogotá mesmo sendo 90 anos mais jovem, já se tornou a maior corrida de rua da América do Sul, superando qualquer outra competição, inclusive as do Brasil. Com quase 40.000 participantes em duas distâncias (21Km e 10Km), mais de U$60.000 em prêmios para os ganhadores, uma ótima Feira de Esportes nos três dias que antecederam o evento, bandas de música a cada 5Km, um ótimo kit contendo camiseta, medalha e brindes dos patrocinadores e uma divulgação constante em Rádio, TV, Internet, Jornais e Revista, faz dessa corrida, uma grande festa para os “rolos” (nome típico para as pessoas nascidas em Bogotá).

A meia, teve a sua largada na “Plaza Bolívar” as 10hs. O percurso passou por grandes avenidas e ruas da cidade, chegando no “Parque Simon Bolívar”. Os 10Km, largaram 1h depois, realizando outro trajeto, porém com largada e chegada nos mesmos lugares.

Entre a Meia de Lima e de Bogotá, tive um espaço de duas semanas... porém, sem muitos treinos entre elas... somado a altitude de 2.600m de Bogotá, acabei sentindo bastante a prova, fechando em 1h37´43”.

Antes da prova bogotana, aproveitei para ir até Paipa (fica a 160Km da capital colombiana), visitar o “Campo de Entrenamiento Deportivo Jacinto Lopez”. Esse local, contém uma pista de atletismo sintética pública, sendo procurada por vários corredores do mundo (inclusive pelo nosso medalhista olímpico Wanderlei de Lima que realizou os seus treinos antes da Olimpíada nesse centro). Paipa também possui uma grande diversidade de percursos de treino, relacionados a topografia e distância, que somado a sua altitude de 2.500m, se torna um “prato cheio” para os atletas de alto nível.

Sobre Bogotá, posso garantir que a cidade evoluiu muito... Possue prédios modernos recém construídos e uma vida noturna bem agitada. É de fácil localização, já que as suas ruas e avenidas são numeradas (estilo Nova York), possui bairros bem arborizados e um centro hitórico bem preservado. Dentre as suas principais atrações turísticas, estão: a Casa de la Moneda, o Museu del Oro, o Museu Botero e o Cerro de Montserrat.

Infelizmente o narcotráfico que assombra o país, assusta muito o turista em geral. Porém, ele se localiza em algumas regiões isoladas, longe do que a imprensa mundial sensacionalista transmite e se aproveita. A violência urbana de Bogotá, por exemplo, é bem menor do que em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. A Colômbia é um país livre de ataques terroristas que ameaça sem aviso americanos e europeus em geral. Portanto, o quadro não é tão feio como parece... e fica a pergunta: “Se você for pensar assim, existe algum lugar seguro no mundo ??”

Cada vez mais chego a conclusão que a mescla “Turismo x Competição” dentro de qualquer viagem, é um ótimo investimento... EXPERIMENTE TAMBÉM !!!!

Prof. Diego Lopez

Vídeos

15/11/2013 - BRIEF MARATONA MIZUNO UPHILL
12/11/2013 - TRILHA x ASFALTO
20/05/2013 - COMPLEMENTOS DA CORRIDA: NATAÇÃO
27/04/2013 - DESAFIO COACHES PHARMATON 2013
15/05/2013 - DESAFIO PHARMATON 2012

Apoios


Atenção Atletas !!

Momentos 2016

  

Roma Comunicação