Artigos
11/10/2004 - MINHA MARATONA DE CHICAGO...

Ola Atletas/Amigos !! Tudo Bem ?!

Estou escrevendo para vocês diretamente do "Club Quarter Hotel" em Chicago onde fiquei hospedado com o nosso Grande Atleta e Amigo Felipe Soarez nesses ultimos dias por causa da Maratona que ocorreu ontem. Venho por meio desta, resumir esse "Mega Evento" e contar um pouco dos meus objetivos e treinos dos ultimos meses... ACOMPANHEM !!!!

No comeco do ano, coloquei em minha mente que eu queria realizar uma Maratona bem feita dentro das minhas condições de vida e genética em 2004 como um dos meus objetivos. Por mais que eu ja tenha realizado mais de 200 provas dos mais variados tipos e distâncias ao longo desses 13 anos de prática esportiva, eu até então tinha somente uma Maratona no Curriculum... (Curitiba/2002 -3hs42'50"). Isso era muito pouco, porém, eu sabia que poderia realizar um tempo bem abaixo independente da prova.

Comecei a olhar o "Calendario de Maratonas" sempre priorizando as competições dos atletas da equipe nos finais de semana. O priore, me interessei em Porto Alegre... mesmo final de semana que o IronMan. Esquece... São Paulo por enquanto ficava fora de cogitação ja que eu preferia acompanhar os atletas de bike alem do fato que em "sampa", eu posso correr quando quiser... afinal, é a minha cidade !! Blumenau é uma prova que não me atrai tanto... e no exterior no primeiro semestre, sem chance !! Realizando essa primeira análise, pré marquei a Maratona de Floripa em Setembro, sendo que eu poderia usar a 1/2 do Rio como Treino e teria um tempo maior para descansar e me recuperar ja que eu ja estava inscrito para o "1/2 IronMan de Pucon/CHI" (Janeiro) e para a "Volta a Ilha em Floripa" (Abril) em dupla com o Grande Amigo/Atleta e Intrépido Marcelo Jacó.

Os meses do ano foram passando... fiz a Prova no Chile... fiiz a Volta a Ilha de Floripa em dupla... tudo seguindo muito bem...

Em meados de Abril/Maio, o atleta da equipe residente em NY Felipe Soarez, mandou um e-mail para mim comentando à respeito do seu interesse pela Maratona de Chicago. Ele ja havia feito NY e Paris. Respondi que tudo OK e com certeza seria um otimo objetivo para ele nesse ano. Passado alguns dias, comecei a pesquisar mais afundo sobre essa Maratona... relevo... clima... percurso... data... e outros... FIQUEI ALTAMENTE MOTIVADO EM REALIZÁ-LA !!!!

Enviei um e-mail para o Felipe sobre as possibilidades dele me apoiar para que eu pudesse participar dessa Corrida. Ele nao pensou duas vezes... no dia seguinte eu ja estava inscrito para Maratona por ele... S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L !!!!!!

Fui seguindo os meus Treinos agora todos enfocados em cima de um objetivo muito especial: A MARATONA DE CHICAGO !!!! Comecei a conversar com diversas pessoas que ja haviam corrido essa prova... todas falavam algo em comum: Essa Prova é Rápida !!!!

Fiquei com isso na cabeca... se ela é rápida, vamos Treinar para ela !!!!! Porem, por mais que ela seja rápida, Maratona e algo em que o atleta deve respeitar bastante... e a minha experiência como corredor nessa distância era e ainda é muito pequena. Procurei a cada Treino sentir a resposta de meu corpo para aumentar a minha sensibilidade para enfrentar os 42,195m mais desafiantes para os amantes da corrida.

Os meses foram indo... Junho... Julho... até que em Agosto eu tive outra grande noticia: A Trilopez estara presente na 1/2 de Buenos Aires !!!!! Jose Donizetti Silva, Tania Helena Silva, Danielle Colagiovanni, Anna Maria Cortas, Bento Zanzini, Claudia Moura, Sergio Godoy e eu fomos com tudo em "terras porteñas". MUITO LEGAL !!! Com isso, realizei um Treinão na 1/2 do Rio correndo durante 2hs40' e corri forte em Buenos Aires utilizando-a como um "Teste". Fechei a Prova em 1h26'21" correndo ao lado de bons maratonistas... a motivacao foi lá pra cima para Chicago... VAMOS COM TUDO !!!

No final de Setembro, um pequeno problema: Fiquei doente devido ao trabalho intenso para a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento. Por causa das poucas horas de sono na semana que antecedia a Prova, minha resistência caiu e gripei forte. Optei em nao treinar nada durante os 4 dias antes da Prova. Voltei a Treinar somente na Segunda (27/09) bem leve... voltei a estabilizar as minhas horas de sono e a minha alimentação. Realizei uma "Super Semana de Treino" entre os dias 27/09 e 03/10 correndo 8 vezes um total de 9hs... me senti melhor... com isso, na semana da prova pude voltar a descansar e me sentir mais forte novamente.

VAMOS EMBARCAR !!! Porem, outro problema... so pude ir para Chicago na Sexta... e pior, com escala em Miami... Sai de Guarulhos as 22hs e cheguei em Miami as 6hs... sai de Miami as 8hs e cheguei em Chicago no Hotel as 12hs... 14hs de viagem com uma alimentação "plastificada do avião" e dormindo numa cadeira não muito confortável... precisava comer e descansar.

Fomos para um Restaurante Italiano... eu, Felipe e Páco (um amigo do Felipe venezuelano que reside em Chicago). D-E-T-O-N-A-M-O-S !!!! Ravioli... Frango... Salada... Suco... Refri... Sobremesa... RENASCI DE NOVO !!!!

Dali, fomos fazer um rápido Tour pela Cidade e pegar os nossos Kits para prova... A FEIRA DA MARATONA DE CHIGAGO É ESPETACULAR !!!!DEMAIS !!!!

Fomos para casa do Páco... vimos um filme com o olho na internet no Jogo Brasil x Venezuela e depois para Hotel... CAMA !!! EBA !!!

Bem... preparativos básicos para uma prova dentro de um quarto contendo atletas... Saimos as 7hs do Hotel e fomos caminhando até a largada (8hs) que ficava a menos de 1Km. Essa parte é demais... várias pessoas do mundo inteiro indo para a prova... várias línguas... vários países... USA, Mexico, Canadá, Peru, Colômbia, Argentina, Africanos variados, Russia, Porto Rico, Portugal, Espanha e muitos outros... quase todos com algo no seu uniforme para representar o seu País. Vi alguns brasileiros... acho que eramos entre 100 e 150... das equipes, encontrei gente da Find Yourself... da MPR... da Run&Fun... e da Ação Total.

Foi dada a Largada !!! Perdemos (eu e o Felipe) um bom tempo ate cruzarmos a linha de largada e pisarmos no tapete do chip. Nos desejamos Boa Sorte e fomos embora em busca das nossas metas.

Sinceramente ate 40' de Prova eu não senti nada !!! Estava anestesiado pelo evento em si... milhares de pessoas nas ruas te incentivando... banda com variados tipos de música durante todo percurso... show de malabares... acrobacias... fiquei hipnotizado. Em contrapartida, estava com pressa em ultrapassar a verdadeira massa de atletas correndo para começar a impor o meu ritmo. Demorou um bucado...

Por volta de 55' de prova, comecei a ter mais espaco para correr... optei em correr a prova sem relógio... nao quis me estressar comigo mesmo... o meu ritmo dependia de 3 pontos: Perna/Coração/Mente. Não de relógio... Porém, a prova tinha vários relógios sinalizando o tempo de partida... a cada marcação de milha havia um relógio ao lado... também havia marcações de 5Km em 5Km. Contudo, eu nao sabia quanto tempo eu havia perdido na largada... calculei cerca de 3' .

Após 1h de prova eu estava me sentindo muito bem... sabia que a partir dai eu estava correndo abaixo de 4'30" de uma maneira confortavel. Para me ajudar, encontrei um corredor americano de Indiana chamado "Teve". Fomos conversando conforme o meu inglês e condicionamento permitia e puxando um ao outro boa parte da prova. Ainda não tinha a noção precisa do tempo que eu perdi no começo correndo desviando das pessoas... perdi a conta de quantas vezes gritei: LEFT !! RIGHT !! MIDDLE !! Nesse aspecto, eu tenho uma boa vantagem pelo fato de ser literalmente um corredor de rua... desviar de ruas, gente, cachorros, buracos, e outros nos Bairros em que corro me dão um ótimo treino para essas circunstâncias... KEEP RUNNING !!!

Durante a prova, nem tentei fazer conta para saber o meu ritmo convertendo milhas em Km... é meio complicado... ainda mais correndo... e nas marcações de 5Km em 5Km não havia relógio ao lado. Pensei comigo, a minha grande referência sera nos 21Km... nao deu outra... passei com 1h35'50" no tempo de partida... tirando os subjetivos 3', daria 1h32' ... A MOTIVACAO FOI LA PRA CIMA !!!!!!! EU NAO ACREDITAVA !!!!!!

O meu corpo respondia bem... vinha me repondo em todos os postos com Gatorade e Agua (tinha a vontade !!!!!!). Alem disso, levei Gel, BCAA e Tylenol.

Passei o Km 30 bem... quando cheguei no Km 35 comecei a sentir a perna pesar um pouco... havia um relógio e ele mostrava o tempo de 2hs36'30"... tirei 3' e dava 2hs33'30"... a 4'30" daria 2hs37'30"... pensei comigo: "tenho que manter pelo menos 5' p/Km nesses últimos 7Km... GO HARD OR GO HOME !!!!

Também pensei: Tomo mais 1 Tylenol ?! Me reponho mais ?! Me respondi: Para que ?! Agora e a hora da MENTE !!!!! Ela que me levará para chegada... VAMOS COM TUDO !!!!!!

Mente forte... Povo incentivando... Amigos Torcendo por mim... Já venci situações piores... NADA ME DERRUBA !!!! (Pensei nisso até o final....)

Últimos metros... avistei a chegada... agora só uma catástrofe me derruba... faltando 100 metros, saquei a bandeira do Brasil e a abri com os dois braços por cima da cabeca e fui correndo de aviãozinho igual o nosso Grande Wanderlei de Lima... A GALERA FOI AO DELíRIO !!!!!!!

No relógio de Chegada que conta o Tempo a partir da Partida, deu 3hs11'29"... subtraindo os possíveis três minutos, daria por volta de 3hs08´29"... comecei a chorar de felicidade...

ÓTIMO TEMPO PARA MIM E UM SONHO ALCANÇADO QUE EU NAO SABIA QUE VIRIA NA MINHA SEGUNDA MARATONA: ÍNDICE PARA MARATONA DE BOSTON 2005 !!!! O ÍNDICE NA MINHA CATEGORIA (até 34 anos) É 3hs10'59"... EU CONSEGUI !!!!!!!!!

Esperei o Felipe chegar... ele fez 3hs54' ... SEU MELHOR TEMPO !!!!!

A noite só foi festa, Cerveja e Show de Blues... SENSACIONAL !!!!!

No dia seguinte, já estava o resultado de chip de todos os corredores no site oficial da prova. Quando eu vi o meu, não pude acreditar... 3hs06´45"... ESPETACULAR PARA MIM !!!!!!!!!!!

Gostaria de agradecer a todos que pensaram em mim durante a Maratona... a Energia foi transferida com certeza !! Ao Felipe que me ajudou a vir em Chiacago... VALEU FELIPE !!!! A Mizuno pelos materias fornecidos que me ajudaram muito na minha Performance... e as pessoas mais próximas da minha vida...

Agora, aviso a todos em Primeira Mão que também irei para Maratona de NY dia 07 de Novembro de 2004 graças a outro atleta da equipe... Porém, essa eu irei do modo que eu queria: PARA FESTEJAR !!!!! Devo correr entre 3hs30´ e 4hs15´, curtir a folia, bater fotos e ajudar aos Grandes Atletas Edu Brunetti e Marcelo Jacó para que eles alcancem os seus objetivos nessa outra importante competição... LET'S GO RUNNERS !!!!!

Diretamente de Chicago... VAMOS COM TUDO !!!!

Coach Lopez

TEMPO E RESULTADO OFICIAL - 10Km: 43´57" - 15Km: 1h05´09" - 20Km: 1h26´06" - 1/2 Maratona: 1h30´43" - 25Km: 1h47´00" - 30Km: 2hs08´42" - 35Km: 2hs31´27" - 40Km: 2hs55´39" - TEMPO FINAL DE CHIP: 3hs06´45" - Colocação Geral: 1027o colocado - Colocação Sexo: 0948o colocado - Colocação categoria (30/34): 0186o colocado

Vídeos

15/11/2013 - BRIEF MARATONA MIZUNO UPHILL
12/11/2013 - TRILHA x ASFALTO
20/05/2013 - COMPLEMENTOS DA CORRIDA: NATAÇÃO
27/04/2013 - DESAFIO COACHES PHARMATON 2013
15/05/2013 - DESAFIO PHARMATON 2012

Apoios


Atenção Atletas !!

Momentos 2016

  

Roma Comunicação