Resultados
17/10/2010 - ZÉ MARIA NO TOUR DE BITAR NA INDONÉSIA !!

Galera,

Essa foi brincadeira de gente grande!!!! Já sentiu aquela vontade de estar no Tour da França, Giro D'Italia ou Vuelta da Espanha? Pois bem, essa foi a sensação que tive nesses dois dias de prova na ilha de Bintan na Indonésia, claro que guardando as devidas proporções.

Nesse final de semana (16 e 17 de outubro) participei do "Tour de Bintan 2010", foram 3 estágios divididos em 2 dias de prova com as distâncias de 156km (1º estágio), 74Km(2º estágio) e 37Km(3º estágio), total 268 Km. Veja um rápido descritivo do que foi a minha prova.

1º dia - Estágio 1 (156Km) - Ansioso pela largada me posicionei logo na frente do pelotão, sabia que não poderia deixa-los escapar pois caso acontecesse perderia a oportunidade de manter uma boa média e estar entre os primeiros da minha categoria. Já havia recebido a dica de um dos diretores da prova de que os primeiros 40Km seriam puxados, com muitas subidas e descidas (tanto que o ponto para o KOM "King Of Mountain" estava nesse trecho). Largamos e logo um grande pelotão se formou, naturalmente o terreno montanhoso da ilha mostrou que apenas os mais preparados conseguiriam se manter no pelotão, como esperado logo o pelotão diluiu, diminuiu seu tamanho e por mais alguns quilômetros eu estive lá, junto dos ponteiros. A minha inexperiência acabou atrapalhando o que seria a minha tática de fechar o 1º estágio junto do pelotão. Resolvi puxar o pelotão, numa tentativa de baixar a média e o tempo para esse estágio, esse foi o meu erro. Apenas uns dez ciclistas acompanharam o ritmo que foi imposto, sem um revezamento adequado acabei me cansando antes do esperado e o pequeno pelotão de desfez. Com isso acabei pedalando os 110km finais sozinho. O dia estava realmente quente (falaram algo em torno de 42ºC), sentia o calor subindo do asfalto, com muitas subidas o desgaste aconteceu antes do esperado (por volta do km 95), mas mesmo assim me concentrei e fiz a minha prova tentando terminar com um tempo razoável. A linda paisagem pedalando a beira de um mar transparente, uma praia de areia branca e vários coqueiros, combinado com o apoio das comunidades locais acabaram sendo um grande incentivo e motivação para, cada vez mais, forçar o ritmo em busca de um bom resultado. Após 156km de subidas e descidas, finalizei o 1º estágio com o tempo de 5h e 42min , uma média de 27km/h, 6º colocado para estágio 1 na minha categoria.

2º dia - Estágio 2 (74Km) - Novamente posicionado no pelotão da frente, largamos para mais um estágio. Em função do que havia ocorrido no dia anterior me contive no pedal e estive sempre no meio do pelotão acompanhando o ritmo e sem pretensão de puxar. Dessa vez o pelotão se manteve grande e com a ajuda do terreno menos montanhoso (ainda assim tivemos muita subida) a média baixou. O trajeto totalmente diferente do dia anterior nos mostrou outras belezas da ilha durante o pedal, mais um pouco de belas praias e ainda mais incentivo das comunidades locais. O dia estava nublado e chegou a chover em alguns pontos do percurso, dessa maneira tivemos um refresco quebrando o calor da região. Faltando 2 km para a chegada do 2º estágio uma longa subida separou o pelotão, os mais preparados foram para o "sprint" final, cansado acabei mantendo o ritmo sem sprint. Após os 74 km, finalizei o 2º estágio com o tempo de 2h e 17min., 8º colocado na categoria, uma média de 31,5km/h.

3º dia - Estágio 3 (38Km) - Com apenas 1h30m de intervalo entre o final do 2º estágio e a largada para o 3º estágio, tentei me recuperar, descansar, me alimentar e estar o melhor preparado para o que imaginei ser o mais rápido estágio do tour. Com algumas desistências a largada contou com menos ciclistas do que os estágios anteriores, porém os ponteiros estavam lá, presentes. Largamos, a estratégia era a mesma do estágio 2, ficar no pelotão, acompanha-los e tentar um sprint na chegada. Novamente pedalamos num percurso diferente dos estágios 1 e 2 , com isso cobrimos praticamente a volta na ilha toda. Num terreno mais plano a média baixou ainda mais, ciclistas mais fortes puxaram o ritmo sempre na tentativa de quebrar o pelotão, porém esse se manteve unido e sempre em busca dos lideres. Novamente o terreno montanhoso nos quilômetros finais ajudou ao melhores preparados para "sprint" final e a 1km da chegada o pelotão se desfez, todos em busca de uma melhor posição na linha de chegada. Ainda mais cansado e com a certeza de ter cumprido a minha proposta de completar o tour, não tive força o suficiente para acompanhar os lideres mantendo assim o meu ritmo até a chegada. Após os 38Km, finalizei o 3º e último estágio com o tempo de 1h e 07min., 16º colocado no estágio e média de 32km/h.

Finalizei o Tour dentro do esperado para cada um dos estágio e sendo esse o 1º desafio nesse tipo de prova já tenho planos para 2011, voltar a Bintan e buscar um melhor resultado. No total 268km em 9h e 06min., belas paisagens, muito incentivo e adrenalina correndo solta. Próximo ano será incluido o "Contra-relógio" o que fará o tour ainda mais próximo dos grandes e famosos... estarei por lá para conferir e pedalar.

Agradeço a todos que me incentivaram para essa prova, os patrocinadores e colaboradores, Xis Design e Equipe Trilopez. Agradecimento especial a Silvia e Enzo que estiveram lá suportando e incentivando o atleta #1 da casa. Agora o foco serão as provas de triatlon no Brasil.

Obrigado e VAMOS COM TUDO!!!

Vídeos

15/11/2013 - BRIEF MARATONA MIZUNO UPHILL
12/11/2013 - TRILHA x ASFALTO
20/05/2013 - COMPLEMENTOS DA CORRIDA: NATAÇÃO
27/04/2013 - DESAFIO COACHES PHARMATON 2013
15/05/2013 - DESAFIO PHARMATON 2012

Apoios


Atenção Atletas !!

Momentos 2016

  

Roma Comunicação